- Área: 1200 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Eric Staudenmaier
-
Fabricantes: BASWA acoustic, Fleetwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em uma praia densamente desenvolvida no sul da Califórnia, a Casa Vault desafia a tipologia comumente encontrada em lotes estreitos à beira-mar. Em vez focar na única visão privilegiada do oceano, uma série de espaços em camadas transparentes formam o volume principal, oferecendo uma multiplicidade de pontos de vista oblíquos pela casa enquanto captura luz natural a partir de uma variedade de ângulos. Com o conjunto de espaços com abóbadas, empilhados e unidirecionais contidos dentro de um volume retilíneo simples, a orientação paralela dos dormitórios funciona como um filtro que estende a vista do mar às outras fachadas.
A casa foi projetada de acordo com as restrições impostas pela Comissão Costeira da Califórnia, que exige que o bloco principal seja elevado dois metros da areia, permitindo possíveis ondas de tsunami a passar por baixo da casa. A garagem deve ser voltada ao leste ao longo da rua, em contrapartida, fica diretamente na areia e é projetada com paredes que entram em colapso sob a pressão das ondas de um tsunami. Isso resulta em uma seção assimétrica, onde três níveis de piso são agrupados em torno de um pátio que serve tanto como a entrada principal para a casa como um espaço ao ar livre central.
O pátio constitui o núcleo da casa: ele conecta os dormitórios mais privados no às áreas abertas. No pátio, a luz natural entra em ciclos ao longo do dia e os moradores podem ser observados se movendo por toda a casa a partir deste espaço central. A escada conecta todos os três níveis e leva a uma plataforma no telhado, que oferece vistas panorâmicas para a praia e o mar.
Com contornos e volumes variados, cada espaço com abóbada define uma área ou uma função na casa. O efeito combinado é uma paisagem variada de espaços interiores, unificada com uma linguagem formal singular. A direção singular das abóbadas maximiza a conexão visual de todos os espaços dentro do perímetro da construção profunda e incorpora a paisagem exterior requintada de praia, mar e horizonte para a profundidade do edifício.
O clima extremo de praia, com ventos penetrantes e maresia exigiu uma gama de materiais simples e resistente às intempéries. A pedra limestone é utilizada em todos os andares e como revestimento de paredes, uma membrana de cimento chamada "Grailcoat" envolve a fachada exterior. A membrana elimina a necessidade juntas, tornando a fachada sem lisa, formando um pano de fundo abstrato para o jogo de luz e sombra.